Construção do cômodo para sauna seca.


Instalação do Gerador de Calor

Utilize placas refratárias nas paredes no entorno do gerador de calor e no piso sob ele. Não use madeira nesta área, isso poderia causar um incêndio. Para geradores elétricos, providencie uma “cerca” de madeira para proteção no entorno do gerador. Afastada a uma distância mínima de 10 a 20 cm.


Respiro

Deixe um respiro para ventilar o forno, oxigenar o ambiente e distribuir o calor nos lugares certos. Faça uma abertura de 06 x 14cm na parede onde ficará o forno, esta abertura deve ficar entre 10cm e 15cm de piso. O acabamento exterior desta abertura poderá ser feito com tela, gradil ou treliça de madeira.


Na parede oposta, onde normalmente ficam os bancos, faça em sentido diagonal à abertura inferior, outra abertura de mesmo tamanho distante 30 cm do teto. Para esta abertura superior providencie uma portinhola para oferecer ao usuário o controle do fluxo de ar no ambiente.


Acabamento

Não deixe quinas vivas nos bancos. Faça o acabamento nos cantos da sauna com cantoneira de madeira ou com corda. Lixe muito bem toda madeira utilizada na construção para assim eliminar todas as farpas. Jamais envernize ou use qualquer produto para a proteção da madeira. Basta ter capricho.


Iluminação

A iluminação deve ser indireta e com lâmpada de até 40 watts no máximo. Utilize luminária blindada e instale o interruptor fora do ambiente.


Porta

Providencie uma porta de madeira adequada e instale-a de forma que se abra sempre para fora. Instale um visor transparente nesta porta, se preferir.


Dicas para o Revestimento de Madeira

Após rebocar as paredes e teto com reboco comum, fixe sarrafos de 3x5cm na horizontal eqüidistante a cada 35cm. Use parafusos e bucha para fixação. Preencha os vãos com lã de vidro com espessura de 2,5cm. Faço o mesmo revestimento no teto rebaixado. Ou se necessário, faça com um forro e isole-o também.


Utilize madeira seca. Recomendamos lambris de 10 mm de espessura. O pino finlandês (importado) é a melhor opção, mas é mais difícil de encontrar e mais caro. Não desanime, você poderá utilizar também o pino chileno, cedro, mogno ou cedrinho de boa qualidade.


Pra aqueles que conhecem de madeira, ai vão às dicas. De preferência para madeiras relativamente macias, de fácil respiração e que possuem veios claros de largura não muito diferente dos veios escuros. Os lambris devem ser fixados com pregos não oxidantes e sem cabeça. Bata os pregos no macho dos lambris, de fora para dentro, em diagonal. Rebata os pregos levemente para que penetrem um pouco mais na madeira e assim quando encaixar a fêmea, o prego ficará escondido oferecendo um acabamento perfeito.


Faça rodapé em todo o recinto com 10 cm de altura por 5cm de largura. Isso evitará que o revestimento chegue no chão e vai facilitar que você lave a cabine sem molhá-lo. Opte por um piso simples. Cimentado ou cerâmico. Embora se você preferir pode cobrir o piso com um estrado de madeira, sempre batendo os pregos por baixo da estrutura para que não apareçam. 

Contato: (31) 3418-1775

Endereço da loja.
Av. Presidente Tancredo Neves 1342- Castelo- Belo Horizonte (BH) Minas Gerais (MG).