Contrução do cômodo de sauna a vapor


Construção do cômodo de sauna a vapor. 

Cômodo Sauna a vapor

Construção do cômodo

Estando em mão com o projeto da sauna, o passo seguinte é a construção do cômodo, que pode ser construído em alvenaria convencional, utilizando bloco ou tijolo, pisos e lage. Se o projeto da sauna for para aproveitar um ambiente já construído é importante verificar no local se será necessários fazer algumas modificações como: isolamento térmico e rebaixamento do teto em pvc.

Ponto de Esgoto

Dentro da sauna há necessidade de instalar um ralo para escoamento do vapor condensado da sauna e sua própria manutenção.

Porta da sauna

A medida padrão de uma porta de sauna é 1,90m x 0,57 m. Construa as paredes deixando um vão para instalar uma porta com pelo menos 0,62cm X 1,95cm. Por questão de segurança a porta da sauna deve obrigatoriamente abrir para fora e empregar um trinco que facilite a abertura com um pequeno esforço. A solução mais comum é o trinco de bilha com mola, que funciona muito bem, porém exige folga de milímetro, o que só é possível com ajuste durante a instalação.É de fundamental importância facilitar a saída da sauna. Devido aos fatores de baixa visibilidade, ser um ambiente extenuante. O visor da porta da sauna tem o objetivo de levar a iluminação externa para dentro do ambiente, por algum motivo a lâmpada do ambiente de vapor queimar ou alguém desligar o interruptor, haverá iluminação necessária para sair do cômodo.


Teto da sauna 

O teto da sauna deve ter inclinação de 10%,isso significa um desnível de 10cm a cada 1 metro. Esta inclinação facilita o escoamento de gotículas de água condensadas no teto, evitando o gotejamento sobre os ocupantes. É aconselhável um pé direito de no máximo 2,20 metros, o teto da sauna sendo rebaixado diminui o volume da sauna, melhora a eficiência do aparelho, outra fator importante é que o vapor quente é menos denso e tende. Quando o teto da sauna é muito alto o aparelho deverá trabalhar por muito mais tempo até a temperatura da sauna fique agradável para os ocupantes que estão nos bancos.

Linha de Vapor

O indicado é usar tubulação e conexões de cobre para conduzir a vapor do equipamento para dentro da sauna. É importante que o comprimento da tubulação não seja grande, o comprimento padrão de 1,50m. também o número de joelhos ou cotovelos devem ser reduzidos, os teste do equipamento nas fábricas contemplam até 04 joelhos.

Quando a tubulação da sauna exceder 1,50 metros e bom utilizar algum tipo de isolamento na tubulação para evitar a perda de calos significativa.

A tubulação deve ter uma leve inclinação em todo seu percurso para o lado do cômodo da sauna.

A Saída de vapor deverá conter obrigatoriamente um cotovelo virado para baixo, há uma altura de 15 cm do piso, em que o vapor será lançado no piso, desta maneira os ocupantes da sauna ficarão protegidos do jato de vapor e até respingos provenientes do gerador de vapor. A saída de vapor fica muito aquecida há necessidade da fazer alguma proteção para proteger os usuários uma medida é instalá-lo de baixo do banco, fazendo um nicho de 20cmx20cmx20cm.


Janela Panorâmica em sauna

Alguns projetos de sauna contemplam uma ampla janela de vidro, muito utilizadas em piscina com saunas integradas. Esta solução traz um charme a mais ao ambiente da sauna, além de reduzir o efeito claustrofóbico do ambiente totalmente fechado. No caso de saunas com detalhes de vidro há perdas calor pelo mesmo então nestes tipos de projeto é necessário dimensionar um equipamento mais possante para compensar perdas calor.

Isolamento térmico da Sauna

Outro quesito peculiar de uma sauna é o fato de haver perdas de calor para a estrutura de alvenaria das paredes e teto. Neste caso é de grande valia aplicar um isolante térmico. O material utilizado é a vermiculita para isolamento do local

Respiro da sauna

Deve ser feito na parede oposta da saída de vapor com diâmetro de 3,0 cm à 5,0 cm a uma distância de 15cm do teto, uma abertura conhecida como respiro.Tem a função de renovar o ar da sauna, evitar a super saturação de vapor dentro da sauna.

Ducha

A ducha normalmente é colocada em um cômodo ao lado da sauna chamado antís-sala. O banho de ducha após a utilização a sauna é importante para provocar os efeitos terapêuticos e saudáveis de um banho de sauna.

Esquemas de instalação:

Cada equipamento de sauna tem suas peculiaridades com relação as respectivas instalações. Então antes de fazer a instalação leia o manual do fabricante.

 

Contato: (31) 3418-1775

Endereço da loja.
Av. Presidente Tancredo Neves 1342- Castelo- Belo Horizonte (BH) Minas Gerais (MG).